era uma vez...

era uma vez...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Hoje estivemos a ouvir a história de D. Afonso Henriques. A seguir o Santiago e o Carlos foram fazer espadas de papel para lutar contra os mouros.

Ao mesmo tempo que estavam a fazer as espadas iam conversando. A conversa era sobre a Batalha de Ourique e eis que o Santiago diz para o Carlos:

- Sabes Carlos, a minha espada é a laser vou matar muitos mouros!!!!!


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Alto, Baixo ...e o médio

Os rapazes da nossa sala gostam de fazer torres muito altas. Hoje pediram à Cuca para medi-la. Vejam lá que media 3 metros e 40 centímetros.
Depois ter medido a "torre" com a fita métrica a Cuca pediu para nos pormos encostados à parede começando no mais baixo e acabando no mais alto. Para fazer isso precisámos de nos organizar...
 


Quando acabámos pudemos ver que o mais baixo da sala é o Francisco e o mais alto é o Gonçalo Miguel.

A seguir a Cuca pediu-nos para dizer por ordem crescente o nome dos meninos, ou seja do mais pequeno para o maior, depois pediu para dizer por ordem decrescente, ou seja o oposto.

 
Com esta atividade aprendemos a medir, somar, a ter várias noções (alto, baixo, médio) e a ordenar por ordem crescente e decrescente.
E assim a brincar vamos aprendendo e descobrindo o prazer de aprender e descobrir o MUNDO QUE NOS RODEIA.

"Ler para crescer..." e a Evy.

Já iniciámos o projeto "Ler para Crescer". Este projeto tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura desde os primeiros anos de vida.
Na segunda feira a Evy vinha feliz para a escola, pois decorou o livro que levou para casa, e pediu à Cuca para ler aos amigos na hora do conto.
 

A Cuca disse-lhe que sim. À tarde a Evy contou-nos a história e mostrou-nos os desenhos. O livro era todo em rimas, coisa que nós adoramos.




Gostámos tanto que a Evy nos contasse a história que decidimos que todas as segundas feiras um menino contará a história que levou para casa.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Desafio aos Pais - actualização

A Cuca reparou que, quando lançou o Desafio aos Pais - para que identificassem os desenhos dos seus filhos -, houve alguns desenhos que não foram publicados.

Foi um engano, a Cuca pede desculpa aos meninos cujos desenhos ficaram "esquecidos".

Para que ninguém fique fora deste desafio, foram acrescentados os desenhos que faltavam (27 e 28).


Agora completo, o desafio continua na mensagem original!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Rapunzel.

Na semana do Carnaval a Ema, a Margarida e a Madalena vieram falar com a Cuca.
Vieram dizer que estavam a ensaiar o teatro da "Rapunzel" no recreio e que queriam ajuda para várias coisas tais como: cenários, vestidos,cabeleiras, etc.
A Cuca perguntou-lhes o que elas precisavam e fez com elas a lista do que seria necessário para o teatrinho. Em conjunto fizemos a lista.















Perguntou-lhes também quem faria as personagens ao que elas responderam que seriam as meninas porque os rapazes não queriam participar e, por isso, a Evy ia fazer de príncipe.
À tarde a Madalena sentou-se à mesa a escrever "Pai" "Mãe". Quando a Cuca lhe perguntou o que estava a fazer ela respondeu:
- Estou a fazer como a Cuca faz. Cada menino leva um convite para casa para o Pai e a Mãe assistirem ao nosso teatro.
 

Desfile de Carnaval

Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
This digital scrapbooking design generated with Smilebox

Ema & Pimenta

O Pimenta foi passar um fim de semana a casa da Ema.
A Joana agradeceu aos meninos da sala encarnada Cuca e Alice a experiência e enviou-nos estas fotografias.




Como podemos ver o Pimenta teve um fim de semana muito animado e fez um amigo: o Mimo que é o gato da Mãe da Ema.

Um bocado de Inverno...

A Ema foi passar um fim de semana à Serra da Estrela. Nós pedimos-lhe para nos trazer um pouco do Inverno. Ela trouxe-nos um postal e a Cuca recebeu um email da Ema e da mãe que dizia:
"E agora algumas fotos que tirámos na Serra da Estrela para mostrar um pouco mais de neve aos meninos e meninas e como as nuvens podem estar ali mesmo à mão de semear :)"







Obrigado Ema e Joana por se terem lembrado de nós e por terem tirado estas fotografias que nos mostram a Serra da Estrela, a neve e as nuvens.
 
Quem quiser partilhar algo que fez no fim de semana pode enviar para a Cuca, que a Cuca publica no blog; afinal este é o nosso blog e nós gostamos de saber o que os nossos amigos fazem nos fins de semana.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Desafio aos Pais...


A Cuca "lança" um desafio aos pais, ou seja,  tentem descobrir qual o desenho do vosso filho sem recorrer a ajuda dele. Dê a resposta comentando o blog.