Na história que a Cuca nos contou o coelhinho guardou um bocado de gelo para que o amigo ouriço que hibernou soubesse o que era o Inverno.
Fizemos gelo de cores. A Alice foi busca-lo ao congelados e nós vimos que a água que pusemos nas cuvetes ficou gelo de... cores.
A Cuca pus uma folha à nossa frente e desenformou o gelo. Vimos que a água sólida que se chama gelo ficou com a forma da cuvete: a azul da forma do peixe, a encarnada com a forma de coração, a amarela com a forma de estrela, a cor de rosa com a forma de flor e a verde com a forma de estrela do mar.
A Cuca desenformou o gelo e deu-nos para as mãos. Vimos que ao principio o gelo queimava as mãos.
Depois começamos a gostar de fazer e vimos que o gelo ia deixando "rasto" . Então felizes começamos a pintar com gelo.
A água escorria pelas nossas mãos e descobrimos que o gelo em contacto com as nossas mãos quentes derretia-se e ficava uma poça de água no papel acabando por rompe-lo. Vimos também que as cores todas misturadas faziam o castanho escuro.
Só a Maria do Mar, que por frio ou por ter descoberto como conseguia fazer formas no papel, não rompeu o papel nem o seu desenho ficou castanho. À frente dela vimos estrelas, flores, corações que fizeram a inveja de algumas meninas da sala.
A seguir a Maria pus num saco o resto do gelo que sobrou da pintura.
E vimos que o gelo derreteu e ficou água castanha.
Com esta experiência percebemos que:
- A água quando gela fica com forma;
- A água fica gelo, e o gelo também queima;
Como na história que a Cuca nos contou o gelo do Inverno não aguenta para a Primavera pois com o tempo quente ele derrete.
E experimentando vamos aprendendo novas coisa sobre o mundo que nos rodeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário