Hoje de manhã a Cuca contou-nos uma história que falava do Inverno. O livro chamava-se:
Esta história fala-nos do Inverno do frio, do gelo, da hibernação dos animais e também nos fala do que é ser amigos e ter saudades (se quiserem peçam à Cuca o livro que ela deixa-nos levar para casa para lermos em família).
A seguir à história a Alice foi ao frigorífico buscar as cuvetes de gelo que lá pusemos ontem com água.
Vimos que a água se tinha transformado em gelo, ou seja, "o líquido ficou duro!" disse a Sofia.
A seguir esfregámos muito bem as nossas mãos para as aquecer e a Cuca deu uma "pedrinha" de gelo a cada um. No princípio dizíamos, como o coelhinho, que picava mas, aos poucos, fomos vendo a água cair até fazermos poças no chão. Estavamos felizes sentindo o inverno duro, branco e molhado.
O Gonçalo Correia estava feliz esfregando os seus gelos em forma de peixe no chão e a vê-los a derreter e aparecer a água.
A seguir fizemos digitinta com as mãos, sentindo a tinta nas nossas mãos...
Nós estavamos encantados por sentir o Inverno com as nossas mãos.
A Cuca falou-nos também de um compositor que tinha escrito em música o Inverno.
Achámos isso muito estranho mas ela disse que à tarde iríamos ouvir o Inverno. Que estranho seria o som do vento, da chuva????
À tarde a Cuca disse-nos que no século passado um compositor chamado Vivaldi escreveu uma música a que chamou as "4 estações" porque se inspirou nas estações do ano.
Então lemos e ouvimos o que dizia o livro sobre o inverno e, ao som da música do inverno do Vivaldi, fizemos desenhos com lápis de cera na digintinta.


Através do tato e da audição pudemos sentir o Inverno. Foi um dia relaxante e divertido em que aprendemos muito sobre os estados da água e sobre o mundo que nos rodeia.