era uma vez...

era uma vez...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Técnicas de pintura novas.

No mês de Janeiro, estivemos a trabalhar noções espaciais e temporais. Já sabemos que o ano tem:
  • 365 ou 366 dias; 
  • 12 meses;
  • 4 estações do ano;
  • várias semanas;
Uma semana tem 7 dias: segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. Desses dias 5 vamos à escola, 2 ficamos em casa com os pais.

Que um dia tem 24 horas e tem dia e noite.

Aprendemos uma poesia sobre o sol para o dia e uma poesia sobre a lua para a noite.

Desenvolvemos este tema através da exploração de diversas formas, uma das quais a expressão plástica. Adivinhem com que pintámos?

O dia: a Cuca encheu um balão, pôs tinta num prato e mandou-nos pintar com o balão. Achámos gira a ideia e pensámos que a Cuca estava a brincar mas... não estava!












A seguir a Cuca ensinou-nos a poesia que diz que o "Sol é uma bola amarela". Explorámos a poesia, rimas, palavras, vocabulário, formas geométricas, cores claras e escuras e depois colámos um círculo amarelo na folha, algodão para fazer as nuvens e para finalizar escrevemos "dia".







Para pintámos a noite usámos um pouco de dracalon. A seguir colámos a lua e as estrelas. Nesse dia a Cuca deixou a máquina em casa por isso não tirou fotografias.

Como podem ver, qualquer assunto que nós estamos a trabalhar, trabalhamo-lo em todas as áreas: Português na exploração da poesia, Matemática através de formas, e várias Expressões desde a Musical (com os instrumentos) até à Plástica.

Sem comentários:

Enviar um comentário