era uma vez...

era uma vez...

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cientistas de palmo e meio....


Apesar de pequeninos gostamos muito de observar o mundo de nos rodeia e de fazer experiências que nos ajude a perceber o que acontece ao nosso redor.A Cuca diz que nós nós somos uns perfeitos exploradores e cientistas.

Na. semana passada a Cuca trouxe uma experiência para fazermos com as folhas de Outono que tínhamos na sala. Para a fazer precisámos de:frascos de vidros com tampa, folhas de árvore, álcool,1 filtro de café , 1 tesoura, 1 garfo de plástico, água quente, 1 prato de sopa e fita cola.

Os meninos, com a ajuda da Alice pusemos o material todo que precisávamos no centro da roda. Depois começamos a nossa experiência.

1- a  Maria do Mar cortou uma folha para dentro do frasco.



2- A Joana encheu o frasco com álcool de forma a que as folhas ficaram submersas. A seguir a Cuca fechou o frasco.


3- A Cuca encheu o prato de sopa com água quente, e a seguir pôs o frasco das folhas dentro do prato.Deixamos o frasco 1hora dentro da água quente. A Cuca de vez em quanto mudava a água porque ela arrefecia, e o nosso frasco devia estar sempre com água quente.
4- A seguir a Cuca cortou um pouco do filtro do café e pôs dentro do frasco preso com fita cola. Esperámos um pouco, depois Observámos e vimos que o filtro do café tinha ficado amarelado da cor da folha que a Mar tinha cortado. 

Todos observámos o frasco e tentámos dar uma resposta ao que tinha acontecido. 







A Cuca  explicou-nos que as folhas têm cores assim como tudo que há na natureza. A essas cores, os cientistas chamam pigmentos, e de acordo com a estação do ano alguns pigmentos estão mais presentes que outros.
A seguir registámos a nossa experiência ... 


Como vêm nós somos mesmo Cientistas.Ao pouco e pouco observando, experimentando , colocando hipóteses tirando conclusões vamos estudando o  Meio onde vivemos.  


Sem comentários:

Enviar um comentário