era uma vez...

era uma vez...

sábado, 9 de abril de 2016

E se fosse eu... I

A Plataforma de Apoio aos Refugiados(PAR) em colaboração com a Direcção Geral de Educação, o Alto Comissariado das Migrações (IP,ACM) e o Conselho Nacional de Juventude promoveram uma acção de sensibilização designada “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir” visando sensibilizar as crianças e os jovens portugueses para o problema dos refugiados.

A sala encarnada associou-se ao projecto. Assim de manhã falamos sobre o que era a guerra para nós. A maior parte de nós tinha visto imagens na televisão.

No geral, para nós os refugiados são as pessoas que fogem da guerra querem a paz. Fogem de avião (Rafael L) de comboio (Viviane) de carro (Miguel) a pé ( Beatriz Cabral)
em cima de camionetas (Xavier) porque querem PAZ.

Segundo a Luísa "... as pessoas fogem do Apocalipse que é uma guerra de pessoas más."
O Vasco também disse que "... os que fazem a guerra pensam que têm mais poder do que as outras. Os que não querem têm de fugir"  senão " ... morrem" Josué.

A Cuca disse-nos que na Grécia, terra dos nossos amigos estão a chegar muitos refugiados de barco por mar.
Falamos também da importância de sermos amigos e do respeito que devemos ter uns com os outros. É normal não termos a mesma opinião sobre tudo mas o respeito é a base da educação para a cidadania. 

Nós queremos Paz e a paz tem de começar em nós dentro da nossa Sala nas nossas casas .Paz nos corações.
O ter que partir e deixar tudo é mau .







Sem comentários:

Enviar um comentário