era uma vez...

era uma vez...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Nós também temos "pegadas"

Ontem, quando fomos regar a horta vimos lá pegadas de animais, e também vimos que os nossos morangos estavam picados.

Estivemos a ver de quem poderiam ser aquelas pegadas.
Seriam do cão da Teresa? De um caracol? Das formigas? Bem, não conseguimos identificar muito bem, mas pelo estado dos morangos picados, deu para perceber que o nosso amigo melro anda outra vez nos morangos.

Através, desta descoberta pudemos observar que as diferentes espécies de animais têm "pés" diferentes, o que levou o Pedro a perguntar se também tínhamos "pegadas".

A conversa ficou por aqui.

Hoje, esperava-nos uma surpresa...
O chão da nossa sala estava forrada de um papel branco. A Carla e a Cuca foram à área das pinturas e trouxeram as tintas. A Cuca pôs a música da "Primavera" do Vivaldi e mandou-nos descalçar.
Nós ficamos parados a olhar uns para os outros. O Tintim disse que não podia porque tinha uma bolha no pé que não o deixava andar, mas mal percebeu o que era já nem se lembrava da bolha, nem que lhe doía o pé.A partir dai vejam com os vossos olhos o que estivemos a fazer? Só sei que rimos, sentimos (tivemos comichões, sentimos o frio da tinta, o quente da água) enfim sentimos algumas sensações que experimentamos no nosso dia a dia e identificamos-las, ou não andássemos nós a trabalhar, sensações, emoções etc. Andamos.Milhentas pegadas, de muitas cores, muitos tamanhos se cruzavam num "labirinto" de passos que se dão...
A sala, transforma-se num espaço de partilha, de trabalho cooperativo, num local de crescimento e de vivência em equipa, cada um assumindo a sua autênticidade, a sua liberdade, respeitando-nos como somos, e aceitando as diferenças .
Saltamos, escorregamos na tinta, corremos, olhamos espantados o resultado da nossa acção...
O Francisco veio mais tarde, mas a Cuca quis que ele também fizesse, não só para experimentar sensações como porque os seus passos faltavam no "registo da nossa equipa em pegadas" assim como dos meninos da sala que faltaram hoje.
Ninguém é insubtituivel... mas também ninguém é subtituivel quando se trabalha num espírito de ...
UMA GRANDE EQUIPA EM QUE A COESÃO FAZ A FORÇA E A ALEGRIA DE VIVER

5 comentários:

  1. Milhentas pegadas...milhentos sorrisos...
    E que bonito ficou o resultado final!
    Só faltou mesmo a Cuca pintar a planta dos pés para deixar também a sua marca.
    Nada que não fosse possivel ela fazer!
    Beijinhos coloridos da Xinha.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo lindo blog....gostei de descobrir que é irmã da minha Amiga Xinha!!!
    Beiinhos,
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Xinha
    Tudo mas tudo é possivel quando a alma não é pequena...Ainda um dia destes nos havemos de sentar as duas na areia e ver as nossas pegadas... e ai sim veremos as vezes que Deus nos levou ao colo e agradecemos a ele o momento em que cruzou as nossas vidas.
    Mana grande muitos bj
    Cuca

    ResponderEliminar
  4. Paula
    Verdade verdadinha, eu não sou irmã da Xinha... temos uma história muito engraçada em que toda a gente do Agrupamento pensava que eu era a irmã mais nova da Xinha. Vivi com ela 5 dias intensos no Jardim de Infância de Igreja Nova e daí nasceu uma amizade tão grande que estejamos onde estivermos sabemos que podemos contar uma com a outra.
    Muito obrigado pela mensagem.
    Bj Cuca

    ResponderEliminar
  5. Não tem mesmo como não ser amiga da Xinha mas até que vocês poderiam ser irmãs....acho até que consigo ver algumas parecenças!!
    Beijinhos e boa semana,
    Paula

    ResponderEliminar